REGULAMENTO OFICIAL - 2 HORAS DE TAQUARA

6ª ETAPA COPA FACCAT DE VELOCIDADE NA TERRA
PROVA NOTURNA - 7ª Edição
09 DE NOVEMBRO DE 2013
                                                                             
                                              


ART. 1º - INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS DA PROVA

NOME DA PROVA: 2 HORAS NOTURNAS DE TAQUARA

AUTORIDADE DESPORTIVA NACIONAL:
Confederação Brasileira de Automobilismo
Rua da Glória nº 290 – Rio de Janeiro – RJ
Telefone: (xxx)(21) 221.48.95 – Fax (xxx)(21)242.44.94

AUTORIDADE DESPORTIVA ESTADUAL:
Federação Gaúcha de Automobilismo
Rua Comendador Azevedo, nº 440/01 – Porto Alegre – RS
Telefone: (xxx)(51)3224.48.08

CLUBE ORGANIZADOR:
Taquara Automóvel Clube
Avenida Albino Ebling, Caixa Postal 249
Taquara – RS – Telefone: (xxx)(51) 81168028

LOCAL DA PROVA:
Autódromo Municipal – Sede do CTG o Fogão Gaúcho

CIRCUITO:
1.250 metros de comprimento

SENTIDO DA PROVA:
Anti-horário

DURAÇÃO DA PROVA:
2 Horas

NÚMERO DE VEÍCULOS ADMITIDOS:
Máximo: 25

VERIFICAÇÕES TÉCNICAS:
Local: na área dos boxes.

DO QUADRO OFICIAL DE AVISOS:
Todos os comunicados que forem emitidos pelos Comissários Desportivos, Direção da Prova e Clube Organizador, durante o dia de treinos e provas, serão fixados abaixo na torre de cronometragem.

ART.2º - DEFINIÇÃO DA PROVA:
 
A) Às 2 Horas de Taquara será classificada como competição Estadual aberta. 

B) A prova será regida dentro das prescrições do Código Desportivo Internacional, Código Desportivo de Automobilismo, Regulamentos Desportivos e Técnicos das categorias e o presente Regulamento Particular da Prova. Todos os concorrentes e pilotos se comprometem a respeitar os seus textos, pelo fato de estarem inscritos ou participarem da prova em questão.

ART.3º - INSCRIÇÕES E PREMIAÇÃO:

INSCRIÇÕES:
Do dia 09/11/2013 a partir das 9 horas e encerrarão às 21 horas na secretaria do Clube.
VALOR DA INSCRIÇÃO: R$ 200,00 para Turismo 1600cc e R$ 100,00 para uma segunda inscrição + R$ 50,00 para Sensor de Cronometragem, o piloto que se escrever nas duas categorias pagara o valor de R$ 350,00.

Mini Fórmula Tubular R$ 110,00 + R$ 40,00 para sensor de cronometragem.

PREMIAÇÃO:
Do primeiro ao quinto colocado.

ART. 4º - DISPOSIÇÕES TÉCNICAS E DESPORTIVAS:

REGULAMENTO TÉCNICO:
Os veículos participantes serão divididos de acordo com o campeonato gaúcho de 2013 e Copa Taquara de  Velocidade em Pista de Terra, através de seus regulamentos específicos conforme segue:

CATEGORIA “A” (Força livre) – Protótipos Nacionais, Turismo e Pick Up Nacionais até 2000 cc.
                                   Protótipos e Turismo sobre alimentados turbo e compressor.
                                   Carros de turismo importados
                                               GT2 FIA
                                               Peso mínimo: 700 Kg (Só para provas noturnas)

CATEGORIA “D” ( Turismo) – Carros de Turismo Nacionais com motores até 1640 cc, regidos pelo regulamento técnico do Campeonato CITADINO - TAC de Pista de Terra 2013.

Serão admitidos os veículos de TURISMO, com qualquer tipo de modificação, desde que não infrinja qualquer item disposto neste regulamento.

TANQUE DE COMBUSTÍVEL: LIVRE

ABASTECIMENTO:  SOMENTE DO AUTODROMO- SOMENTE ÁLCOOL
A) Na parada do veículo para abastecimento NÃO é permitido manter o motor em funcionamento e o piloto deverá manter a porta do lado do piloto aberta durante toda a operação. Inicialmente, só é permitido o abastecimento, após este, os demais reparos e verificações. Tais procedimentos serão vistoriados por comissário desportivo o qual atuará rigorosamente nos procedimentos acima informados.

IMPORTANTE: Na abertura das janelas, a parada nos boxes será obrigatória. Esta permanência será de no mínimo 02 (dois) minutos. Caso algum veículo não cumpra sua entrada obrigatória nas janelas será penalizado com time penalty de no mínimo 03 (três) minutos. A punição por não cumprimento na permanência obrigatória de 02(dois) minutos vai depender do tempo que foi usado, cabendo aos comissários desportivos à determinação punitiva imediata.

B) É obrigatório durante o abastecimento que o membro da equipe esteja portando um extintor de PÓ QUÍMICO de 12 Kg, em posição de combate a incêndio. O operador devera estar equipado com luvas, camisa ou blusão de manga comprida e capacete.

C) É Permitido no Maximo 05 (cinco) Integrante por equipe
 
OBS. É obrigatório o abastecimento de 25 (Vinte cinco) litros de combustível para iniciar a prova, à todos os veículos
 Será obrigatório no abastecimento o uso de Balde de no mínimo 15 litros de água e um cobertor de solteiro molhado junto do veiculo.

FARÓIS:
É obrigatório o mínimo de 02 (dois) focos e no máximo de 08 (oito) focos de luz dianteira. Os suportes dos faróis nunca poderão se projetar à frente deles.
O.B.S.: É obrigatório o funcionamento de no mínimo 02 (dois) focos de luz dianteira quando o veículo estiver na pista durante a prova. (Só para provas noturnas).
É proibida a colocação de focos (faróis no teto do veiculo).

LANTERNAS TRASEIRAS E “STOP”:
São obrigatórios no mínimo 02(dois) focos (um de cada lado do veículo) de luz traseira vermelhas com lâmpadas de intensidade máxima de 15 (quinze) watts, para sinaleiras.
OB. S: É obrigatório o funcionamento de no mínimo 02 (dois) focos (um de cada lado do veículo) de luz traseira VERMELHA a qualquer momento, para o freio.

F.(1) É permitido à instalação de qualquer tipo de luz de identificação, vedado à utilização de sistema intermitente (PISCA ALERTA).

NORMAS TÉCNICAS:

Todos os veículos serão regidos no item segurança pelas normas constantes no Anexo J da F.I. A
Todos os veículos deverão obrigatoriamente portar números de identificação refletidos (obrigatório) nas laterais, com traço mínimo de 07 (sete) cm e altura mínima de 30 (trinta) cm, e no teto do veículo com 12 (doze) cm no traço e na altura 80 (oitenta) cm.

NORMAS DESPORTIVAS:

PARADAS OBRIGATÓRIAS (JANELAS): As janelas serão abertas a cada 30 (trinta) minutos de prova, com tolerância de 10 (dez) minutos para a entrada obrigatória no Box. Quando da parada do veiculo no Box, será permitido qualquer tipo de reparo no veículo, e abastecimento.
O não cumprimento da entrada nos boxes na abertura das janelas acarretara em uma penalização de TIME PENALTY de no mínimo 03 (três) minutos.

OBS.: Cada equipe deverá nomear um chefe de sua equipe para proceder a reclamações ou protestos aos comissários desportivos. Não será permitida a reclamação por outro membro da equipe, somente pelo chefe, sujeito às penalizações.
               
É permitida a parada nos boxes fora das janelas em qualquer momento da prova.

O piloto quando da direção do carro, seja em treino ou prova, deverá usar obrigatoriamente macacão de mangas longas, capacete com viseira ou óculos de proteção, sapatilha de amarrar e luvas. Se o piloto usar barba é obrigatório o uso de bala clava.

No caso de quebra do pára-brisa do carro, o piloto poderá prosseguir na prova desde que esteja protegido com óculos de competição ou viseira.

Cada carro deverá ser pilotado por no máximo 3 (três) pilotos em revezamento.

A troca de pilotos se fará somente na área dos boxes.

Cada concorrente ou condutor será diretamente responsável pela ordem e disciplina em seu Box, e passível de punição pelos Comissários Desportivos.

A queima de largada será punida com Drive Trough.

As penalizações serão avisadas aos pilotos através de bandeira preta com circulo laranja e placa com o número do infrator apresentados no posto de direção de prova. O piloto tera 03(três) voltas para cumprir a penalização, entrando nos boxes e aguardando na área destinada para este fim, na saída dos boxes, a liberação por parte do oficial responsável. (comissário desportivo)

 Caso um piloto necessite parar um carro por qualquer razão, o carro deverá ser colocado fora do traçado da pista em local seguro: neste caso se o piloto conseguir dar nova partida no motor, sozinho, e utilizando-se apenas das ferramentas portadas no veículo, poderá voltar à prova sem nenhuma punição. O afastamento do piloto de seu veículo será considerado abandono do mesmo, não podendo retornar a competição. Porém sem afastar-se do veículo e o mesmo sendo rebocado pelo resgate oficial para os boxes, poderá retornar a prova.

O resgate só poderá ser realizado com a intervenção do SAFETY CAR, desde que autorizado pela Direção de Prova.

Todo carro que entrar na zona de desaceleração dos boxes deverá deter-se obrigatoriamente no seu Box.
OB. S.: Dentro da área dos Box a velocidade deve ser bem reduzida, para tanto a direção de prova exige o uso obrigatório da 1ª marcha. O excesso de velocidade na área dos boxes será cabível de punição, até a desclassificação do veículo da prova. Haverá radar para verificação da velocidade.

Nenhum carro poderá dar marcha ré nos boxes com propulsão do motor, sob pena de exclusão da prova (deverá ser empurrado).

É terminantemente proibido o consumo de bebidas alcoólicas e a permanência de menores na área dos boxes.

Todos os carros que não estiverem no horário previsto para a vistoria técnica, perderão seu lugar no grid de largada.

Toda falta disciplinar ou desrespeito aos oficiais e agentes de competição, bem como o mal uso de credenciais pelas equipes será passível de punição desde multa, voltas, tempo e até a exclusão do veículo da prova.

Os concorrentes ao assinarem Ficha de Inscrição, passam a reconhecer e acatar todas as normas do presente Regulamento, não sendo aceitas alegações de desconhecimento de suas determinações, bem como se comprometem a não recorrer a Poderes Públicos e Judiciais, pôr reconhecerem como únicos Juizes as Autoridades da prova.

A critério da Direção de Prova poderá a qualquer momento adentrar a pista o SAFETY CAR, obrigando os pilotos a fila indiana e proibida a ultrapassagem.

Após a prova os carros serão recolhidos ao parque fechado, à disposição dos comissários técnicos, ali permanecendo por 30 (trinta) minutos após a divulgação dos resultados da prova.
Todas as penalizações, se houverem, serão aplicadas imediatamente sendo que a Direção de Prova comunicará as equipes através do serviço de som para facilitar a entrada do veículo no Box.

Quando da intervenção do SAFETY CAR o Box estará fechado até o reposicionamento dos competidores, e abrira com luz verde. (sinaleira) Na entrada de Box.

O piloto ou qualquer componente da equipe, que por ventura usar a pista do autódromo, NÃO AUTORIZADO, será sumariamente desclassificado e penalizado em 25 UPS (unidade padrão de R$ 200,00 cada uma).

ART. 5º. PROCEDIMENTO DE LARGADA:

A largada será no estilo lançada, sendo que após a saída do SAFETY CAR ela será autorizada ou não pelo Diretor de Prova com a luz verde ou bandeira verde.
NOVA LARGADA: também lançada a partir da saída do SAFETY CAR com a bandeira verde ou sinaleira verde.
OB.S.: A relargada ou nova largada só será autorizada ou não conforme os veículos participantes estejam em fila indiana e com velocidade moderada, ficando a cargo do Diretor de Prova a autorização ou não da bandeira verde ou sinaleira verde.

Cronograma prova 09/11/2013.

Sexta feira dia 08/11/2013

Treinos livres das 20:30 às 22:00, para verificação da sinalização necessária. É obrigatório o uso dos numerais do veículo em refletido, conforme regulamento.
Os veículos desprovidos de tal item não poderão treinar.

Sábado 09/11/2013.

14:00 – Treino livre Turismo 1.600 (30 minutos)           
15:00 – Treino livre Kart Cross  (30 minutos)
OBS: Os treinos livres e a classificação da categoria moto velocidade, bem como, as quatro baterias que pretendemos realizar serão, juntamente com os pilotos, organizadas em horários disponíveis para que a categoria possa disputar as baterias tranquilamente e sem prejudicar o andamento normal do cronograma.
14:30 às 15:30  Vistoria Técnica nos Boxes Turismo com tanque drenados. Abastecimento com combustível do Autódromo.
15:30 – Classificação Turismo
16:30 – Classificação Kart Cross
19:30 – Briefing obrigatório com Pilotos
20:30 – Largada Kart Cross prova de 40 minutos
21:50 – Fechamento de Box
22:00 – Largada Turismo prova de 2 horas

DAS AUTORIDADES

COMISSÁRIOS DESPORTIVOS:
GELSON ZAUER (FGA)
LUIZ CARLOS CUNHA (TAC)
LUIZ HENRIQUE PODLASINSKI (TAC)
LUIZ GOETTERT (TAC)

COMISSÁRIO TÉCNICO: 
JOÃO CARLOS GOMES (TAC)

DIRETOR DE PROVA:
ANTONIO CARLOS CIMIRRO (TAC)

DIRETOR ADJUNTO:
SERGIO MATANA (TAC)
CESAR HACK (TAC)

CHEFE DE BOX:   
DANIEL FERREIRA (TAC)
VALMIR LOPES (TAC)
SERGIO MATANA (TAC)

SAFETY CAR
EMERSON CUNHA (TAC)
RAFAEL CUNHA (TAC)

JUIZ DE LARGADA
DIRETOR DE PROVA (TAC)

FISCAL DE ABASTECIMENTO  
SALOMÃO SALDANHA (TAC)

SECRETARIA
TALITA PRISCILA MORBACH
ANE CAROLINE JABLONSKI HEIDRICH

DIRETOR DE PROVA MOTOVELOCIDADE
VALMIR MANOEL DA COSTA (TAC)

COMISSÁRIOS TÉCNICOS DA MOTOVELOCIDADE:
FERNANDO ETELVAN
GERALDO TARCÍSIO HAUBER

ASSISTÊNCIA MÉDICA
MÉDICO RESPONSÁVEL: